01 março, 2009

Animes é com o Fansub

Anime NarutoSou viciado em animes e mangas, otaku com orgulho, portanto resolvi fazer este artigo para explicar melhor sobre os fansubs, como funcionam e onde encontra-los. Alias meus animes favoritos são, Bersek, FullMetal Alchemist, YuYu Hakusho, Dragon Ball, Golden Boy, Death Note e Naturo.

A palavra Fansub deriva do inglês, é formada pela contração de fan (fã) com subtitle (legendado), traduzido em miúdos, legendado por fãs.

Anime Death NoteOriginalmente era usado para definir grupos de fãs que legendavam materiais como programas de tv e filmes. No entanto, a palavra no Brasil é mais utilizada para fazer referencia a grupos de fãs que legendam animes (desenhos japoneses).

Os primeiros Fansubers recebiam os vídeos originais do Japão via correio, para serem posteriormente legendados por um grupo conhecedor da língua japonesa e da língua a ser legendada, através de técnicas de editoração de vídeo.

Com o advento da internet a banda larga, foram criadas diversas comunidades de fansubs online dedicados a determinados animes. O processo de trabalho dos fansuber continua idêntico ao passado. No entanto, os vídeos originais e os já legendados são distribuídos quase que imediatamente pela internet.

Brasil JapãoOs primeiros fansubs distribuíam seus arquivos via IRC (Internet Relay Chat ). Recentemente o protocolo Bittorrent (P2P) tem sido o utilizado na distribuição de arquivos grandes, sendo adotado por todos os fansubs atuais, estes site especializados na distribuição de arquivos Torrent são chamados Tracker. No Brasil dispomos de grandes tracker especializados em animes, tais como:

Haitou
animecentral
Omda
Seizu
DattebayoBrasil
Aeninos
Anstracker

Na grande maioria dos trackers é exigido cadastro. Pois o objetivo do tracker é compartilhar, sabido que no protocolo bittorrent, quanto mais pessoas tiverem upando ou fazendo o download mais rápido será seu up ou down, portanto através do cadastro cada usuário mantém estatísticas, podendo ser penalizado se não mantiver a politica de compartilhamento.



Funções em um Fansuber


Os Fansubers são composto por grupos com funções especificas.

Raw-Hunter e Isso-Hunter: São os que garimpam os materiais originais sem legenda, geralmente ele próprio faz o dvd-rip e o distribui.

Tradutor: Responsável por traduzir as falas e expressões próprias de cada língua, portanto deve conhecer bem ambos idiomas.

Timer: É a pessoa que temporiza as falas com a legenda, é um trabalho estressante e demorado, é o responsável pela sincronia.

Styler: Responsável por estilizar as falas, tornando as mais agradáveis, através de seu posicionamento na tela, seleção de cores e fontes.

Typesetter: Responsável por editar trechos do anime, traduzindo cartazes, placas, títulos e outras figuras. Exigi amplo conhecimento de ferramentas de editoração.

Encoder: Responsável por juntar o arquivo de vídeo original com as legendas, cabendo a ele determinar a qualidade do arquivo final, através da escolha de formatos de vídeo, bitrate, resolução e também responsável pela sincronia entre o anime e a legenda.

Quality Checker: Este assiste ao vídeo e reporta os erros no encode, tradução e sincronia, caso os encontre.

Existem outras funções nos fansuber, tais como, Editor, Revisor, Webmaster, Distribuidores, etc. Mas não vou discorrer sobre elas para não me estender demais.

Anime Berserk - GantzOs Fansuber seguem um tradicional código de conduta, destaco abaixo a mais importante:
Os Fansuber não visam lucro, logo, não vendem seus animes traduzidos. Por isso muitos fansubs contêm o aviso "Anime feito por fãs para fãs, não venda ou alugue".

Se você gosta de animes ou manga, entre nos links dos fansubs acima e faça uma busca no google, encontrará muita informação e animes disponíveis para o download.

Update em 22/07/11 - Não sei se é impressão minha... mas os sites torrent exclusivos para animes e mangas (fansub) estão sumindo... se vc possuir uma dica de site deixe nos comentários.

Visite também:
AnimeHaus - Disponibiliza os melhores reviews sobre animes.
AnimeBlade - Comunidade de Fansubs que monitora lançamentos de fansubs e disponibiliza reviews e noticias. Anime Naruto
Kousen Manga - Traduz os mangas mais populares no Japão e Brasil.
Chrono Scanlator - Traduz os mangas mais populares no Japão e Brasil.
Comentários
0 Comentários
Comentar