28 julho, 2009

Qr Code - imagem que vale mil palavras

Qr Code da URL do Blog NaCaraDura.comA imagem acima é um Qr code, um novo e futuro padrão para o código de barras, é uma imagem que vale por mil palavras. Mas o que esconde a imagem acima?

O QR Code é um código de barras bi-dimensional (2D), criado pela empresa Japonesa Denso-Wave, em 1994. O QR vem de Quick Response, pois o código pode ser interpretado rapidamente, mesmo com imagens de baixa resolução, feitas por câmeras digitais em formato VGA, como as de celulares.

O Qr code pode guardar qualquer tipo de informação como número de telefone, textos, códigos binários, URL. O Qr code está se popularizando na internet, em campanhas publicitarias e obras de arte. Seu uso é frequente no Japão, onde é muito popular, no ocidente ainda não ganhou seu devido espaço.

O código de barras atual, que vemos nos supermercados é bastante primitivo, do inicio da decada de 70. Guarda poucas informações, registra no máximo 20 números e não tem nenhum mecanismo de correção a não ser um dígito verificador. O código QR tem vários níveis de correção e capacidade de armazenamento imensamente maior. Veja mais na Wikipédia.

Com a popularização dos celulares com câmera e a dificuldade de se digitar longas URLs o Qr code vem se popularizando. Basta apontar a câmera, e deixar que um software identifique o codigo e lhe encaminhe para o endereço web solicitado. Os códigos QR podem ser capturados pela camera em várias de superficies com papel, telas de vídeo, tatuagens, lapide de cemitério, e por ai vai.

celular usando software I-nigmacelular usando software I-nigma

Para você ter seu próprio QR Code, existem vários sites disponiveis na web. Para citar alguns:
Kaywa
Zxing
Tekne.eti.br
Tec-it

Sites que oferecem o software para ler os codigos Qr:
kaywa
Quickmark
I-nigma

Qr Code gerada dinamicamenteAmbas oferecem o serviço gratuitamente, sendo necessário registrar-se no site para fazer o download . A instalação pode ser feita via torpedo, direto pelo celular ou ainda baixando no PC, no site informam os modelos compatíveis com o software.

Para saber mais:

Google faz o Qr Code
Código QR: a evolução do código de barras
Seu telefone já lê QR Code?
Comentários
0 Comentários
Comentar